sexta-feira, 30 de agosto de 2013

12 SUPER ALIMENTOS

Nesta última semana, postamos em nossa página do Facebook (ainda não curtiu? Então vem!) algumas dicas de super alimentos.
Se você ainda não conseguiu ler, aproveite!

1- Maca Peruana            
Com cara de rabanete, esse tubérculo está fazendo o maior sucesso. A versão em pó é a mais utilizada e diferentemente de outros alimentos, o pó da raiz conserva os mesmos nutrientes da maca in natura.
Ela auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, anemia, aumenta a libido e combate o cansaço e a fadiga.

2 – Batata Yacon
A batata yacon tem textura macia e sabor levemente adocicado. E fica deliciosa em saladas!
Eficaz no tratamento da diabetes, essa batata também dá força extra ao sistema imunológico, ajuda a controlar o colesterol e ainda ajuda a emagrecer: possui pouca caloria e costuma saciar bastante. 
A yacon ainda regula as funções intestinais.

3 – Goji berry
Goji berry é uma frutinha vermelha de origem tibetana e é uma excelente fonte de vitamina C, com um sabor tipo azedinho-doce. Ela combina com iogurtes e cereais.
Ela é conhecida por aumentar as defesas do sistema imunológico e ajudar na renovação celular – por isso ela pode melhorar a qualidade da pele. A goji berry também é rica em fibras, melhora o funcionamento do cérebro e o humor.

4 – Spirulina
A spirulina é uma bactéria do bem fonte de proteína, com oito aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não produz), possui bastante ferro, cálcio e vitamina A.
Para se ter uma ideia, 100g de spirulina contêm mais ferro do que um bife de fígado e mais proteína que um bife de contra filé grelhado.
Você pode usar o pó dela para temperar saladas, pratos quentes e até mesmo com o suco de laranja.

5 – Kefir
A partir de lactobacilos vivos e leveduras se faz o kefir – bebida fermentada originária da Rússia, com textura igual à do iogurte e considerada uma fonte importante de probióticos (produzem efeitos benéficos na flora intestinal e ajudam no tratamento de prisão de ventre e diarreia).
Para fazer o kefir você precisa ter em mãos os grãos lactobacilos (que lembram pequenos buquês de couve-flor). No site www.semlactose.com é possível adquiri-los.
Além de você mesmo fazer o seu kefir, você terá como benefícios ação anti-inflamatória, cicatrizante e antialérgica.

6 – Umeboshi
Essa ameixa que vem lá do Japão ajuda a ter ossos fortes, se consumida em jejum pode regular o pH do sangue, é capaz de curar dor de cabeça e ajuda a aumentar as defesas do sistema imune.

7 – Chia
Já mais conhecida, a chia colabora para um coração saudável, dá energia e saciedade.
Ela é rica em ômega-3, cálcio, ferro e fibras. Para se ter uma ideia, 100g de chia equivalem a quase meio litro de leite, quando se fala de cálcio.

8 – Óleo de coco
Hoje já se considera a gordura do coco uma das melhores para a saúde. E ela ainda auxilia na queima de gordura, pode baixar o colesterol e ajudar no emagrecimento.
O óleo ainda tem a vantagem de não perder suas propriedades quando é aquecido.

9 – Cacau
Ele é o mais nobre alimento que a mãe natureza já disponibilizou para consumo humano, mas infelizmente muitas substâncias de perdem durante o processamento dos grãos para a fabricação do chocolate.
O cacau é fonte de antioxidantes, magnésio, ferro e cromo.

10 - Amaranto
Irmão da quinoa, o amaranto também é um pseudocereal rico em proteína com zero glúten. Além de ser uma boa fonte de zinco e fósforo e conter alto teor de fibras, o cálcio do amaranto é melhor absorvido pelo organismo do que o cálcio encontrado em vegetais de folhas verde-escuras.

11- Açaí
Ele é como se fosse a goji berry nacional. Na frutinha roxa existe uma concentração de antioxidantes dez vez maior do que se encontra na uva. E ainda uma boa quantidade de fibras e de antocianina (ajudam no combate de radicais livres).
O açaí ajuda na prevenção do desenvolvimento do câncer de estômago, doenças circulatórias, mal de Alzheimer, pressão arterial e em problemas de pele.

12 – Quinoa
Ela tem 20 aminoácidos que possuem como função: melhoria da memória, dos reflexos e dos aprendizados.
A quinoa ainda tem cálcio, ferro, magnésio, potássio, vitaminas B1, B2 e B3, ômega-3 e fibras. Mais uma coisa: ela não possui glúten.

Informações retiradas da revista Vegetarianos - nº 81

Nenhum comentário:

Postar um comentário