segunda-feira, 9 de abril de 2012

O limão!

Para quem já almoçou alguma vez no Pranic Goumet, conhece muito bem a nossa querida bebida das sextas feiras: a limonada suíça!

Simples de ser feita, ela causa suspiros a todos, ainda mais quando está um dia muito quente.

Muitos clientes pedem a receita e o segredo para que ela fique tão gostosa quanto. E realmente não tem segredo nenhum: carinho!

Assim, lendo a revista “Vegetarianos” do mês de fevereiro, encontramos uma matéria que fala do limão e decidimos compartilhar com vocês.

Uma fruta que pode ser encontrada em todos os dias do ano, o limão é bactericida, desintoxicante, rico em vitamina C, coringa na culinária e ainda: barato.

Pode-se utilizar o sumo e a casca, para diversos fins. “O limão é o Selton Mello das frutas, desempenhando os mais diversos papéis com simplicidade e maestria.”

O limão é utilizado nas cozinhas indiana, mexicana, mediterrânea, tailandesa, balinesa, marroquina, francesa, grega, além da nossa!

Mas você acha que o limão tem utilidade apenas na cozinha? Nada disso! A fitoterapia e a aromaterapia agradecem muito a existência desta fruta.

Em relação aos pontos positivos que ele trás à saúde, temos: rico em ácido cítrico, vitamina C, fósforo, potássio, enxofre, magnésio, vitamina P (que fortalece os vasos sanguíneos e ajuda a assimilar a vitamina C), cálcio, ferro, combate resfriados, tem baixa caloria e ainda perde a característica da acidez ao ser ingerido!

A química Conceição Trucom afirma: “o limão tem o poder de realizar uma reengenharia da qualidade hídrica do organismo, beneficiando cérebro, pulmões, rins, sistema linfático, sistema nervoso, intestinos, fígado; enfim, todos os sistemas e órgãos vitais, além de fortalecer o sistema imunológico.”

O limão também ajuda a expelir o excesso de glicose e colesterol, sendo assim, excelente aliado aos diabéticos e aos que querem emagrecer.

Quer mais algumas dicas?

- Existem vários tipos de limão no mundo, mas todos eles trazem estes benefícios à saúde.

- Algumas gotas de limão impedem que alimentos oxidem, como a couve flor, bananas, pêssegos e abacates.

- Sempre que possível, utilize a casca: ela é riquíssima em vitamina C. É isso que fazemos em nossa limonada!

- Higienize as verduras com água e algumas gotas de limão, pois ele é bactericida e bem mais gostoso que o vinagre.

- Esfregar meio limão nas mãos retira odores e amacia a pele. Lembre-se: em contato com o sol, mancha!

- Ele combate a caspa quando colocado direto no couro cabeludo.

- Rodelas de limão colocadas na boca aliviam enjoos no mar ou no avião.

Faça bom proveito!

(Informações retiradas da Revista“Vegetarianos” - Fevereiro de 2012 - Por Raquel Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário