segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cereais

Os cereais são base da pirâmide alimentar, fornecem energia, ajudam no funcionamento do intestino, no emagrecimento e aos diabéticos. E todos estes benefícios são intensificados quando consumidos em sua forma integral. Quando eles são refinados, perdem fitoquímicos, minerais, vitaminas e antioxidantes presentes em suas películas. De acordo com a nutricionista Paula Gandin, a perda é de 79 e 92% depois do refino.

Os cereais mais conhecidos são: trigo, arroz, milho, aveia, cevada, centeio, painço, milhete e sorgo.

Porém, devemos ficar atentos à diferença de cereais com sementes. Muitas pessoas acreditam que soja e semente de linhaça, por exemplo, sejam cerais. Estes também são muito importantes em nossa alimentação, mas ocupam um grupo distinto.

Também existe uma família considerada peseudocereais, mas que funcionam da mesma maneira ou até melhor quando comparados com cereais legítimos. A quinua (ou quinoa) e o amaranto fazem parte deste grupo. Como exemplo de seus pontos positivos, a quinua possui 20 aminoácidos, onde 10 são essenciais, ou seja, o corpo não consegue produzir e eles precisam vir da alimentação, como disse a nutricionista Jociane Emerenciano.

Assim, seguem informações mais específicas de alguns cereais:

Arroz: cada grão de arroz contém até 8% de proteína. Ele também previne retenção de líquidos. O integral ajuda a manter o peso pois promove mais saciedade.

Trigo: rico em minerais e vitaminas do complexo B, seu farelo ajuda na formação do bolo alimentar, na eliminação de toxinas e nos movimentos intestinais.

Aveia: é uma ótima opção para os diabéticos que se beneficiam da lenta transformação do seu carboidrato em glicose. Por ser rica em magnésio, é indicada para quem tem problemas no fígado, além de atuar como antidepressivo. Mas por ter três tipos de carboidrato, é considerada o cereal mais calórico.

Centeio: sua farinha dá mais durabilidade e flexibilidade para o pão, além de não conter glúten. Ele também evita a retenção de líquidos e ajuda a fortalecer músculos e tendões.

Milho: rico em carboidrato e vitamina A, ele é muito bom para quem gasta bastante energia.

Cevada: além de ser matéria prima para as cervejas, quando deixada de molho na água, ela forma uma mucilagem que não só ajuda nas funções intestinais, como ajuda a eliminar o catarro.

Além de fazer bem à saúde, os cereais ficam lindos nos pratos! Precisamos de algo mais?

(Informações retiradas da revista “Vegetarianos” – Abril de 2012 – Por  Samira Menezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário